segunda-feira, 22 de março de 2010

História do Sindicato dos Portuários de Candeias


Foi com muita determinação que em 1982 nascia o Sindicato dos Portuários de Candeias (Bahia). O sonho foi iniciado por meio dos companheiros da área operacional e de manutenção, entre eles, José Luiz de Oliveira (Zé Luiz) e Antonio do Carmo (Pelé), que sentiram a necessidade de fundar um sindicato forte, capaz de lutar pelos direitos da categoria portuária.Antes da concretização de criar o sindicato tiveram que ser ultrapassadas diversas barreiras, entre elas, a chamada extensão territorial do sindicato.


Para resolver este problema procuramos, em março de 1985, o Sindicato dos Empregados na Administração dos Serviços Portuários de Salvador, hoje SUPORT, pedindo que o então presidente Theomiro Santa Isabel fizesse alteração do estatuto social a fim de incluir o município de Candeias-Ba na base territorial do Sindicato.


Devido à demora da Diretoria do Sindicato de Salvador para resolver a extensão territorial foi fundada em 27 de novembro de 1986 a Associação Profissional dos Trabalhadores Portuários de Candeias - Ba. Mesmo sem sede os fundadores do SPCBA não se intimidaram, tornando a residência de Pelé a primeira sede desta entidade sindical, o que facilitou a legalização do sindicato.


As atividades se iniciaram numa sala do prédio do pátio de estocagem do Porto de Aratu. A primeira greve foi realizada em 10 de junho de 1987 por conta da Campanha Salarial (Data-Base 1º de junho ) quando foi assinado o primeiro Acordo Coletivo, que tinha que ser avaliado pela Federação Nacional dos Portuários por sermos associação e a legislação (Ditadura) da época obrigava a isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário